As melhorias necessárias para o combate ao câncer do colo do útero
O Grupo Kolplast está posicionado para oferecer soluções que se equiparam às melhores tecnologias do mundo e suportam as mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero
A cada dois minutos, uma mulher morre de câncer do colo do útero” (OMS/2024). Essa estatística mantém a doença entre os dez tipos de câncer mais comuns em todo o mundo, com mais de meio milhão de novos casos por ano e uma das principais causas de morte por câncer entre as mulheres. Os dados divulgados no primeiro trimestre de 2024, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sublinham a gravidade da situação e disparam um alerta para as redes de atendimento à saúde da mulher sobre a necessidade de ações para mudar esse panorama.
No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente e representa a quarta principal causa de morte por neoplasias entre as mulheres. As estatísticas da OMS para países com baixos e médios Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), que incluem o Brasil, preveem um aumento significativo na incidência de todos os tipos de câncer até 2050, um crescimento estimado para o país em 1,4 milhão de casos. Números que chamam para a urgência na melhoria nos sistemas de prevenção, rastreio e tratamento da doença, com soluções adequadas ao cenário nacional.
O projeto Útero é Vida, vinculado ao Ministério da Saúde e iniciado em 2021 em Pernambuco, tem o objetivo de testar uma nova abordagem no combate ao câncer do colo do útero, baseando-se em três pilares fundamentais: vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), rastreamento organizado e tratamento qualificado. O projeto piloto propõe o emprego de métodos de alta performance para o rastreamento do câncer, utilizando testes como o exame DNA-HPV, além da citologia em base líquida.
O Grupo Kolplast, que desde sua fundação desenvolve produtos para saúde da mulher, está posicionado para oferecer soluções que se equiparam às melhores tecnologias do mundo e que suportam com excelência as mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil. A Linha Laboratorial Kolplast contém a Citologia em Base Líquida CellPreserv, líder no mercado nacional. A solução preservante CellPreserv possibilita a realização de exames citológicos e moleculares com uma única coleta. O processador de lâminas TPK Fênix é automatizado e prepara lâminas com uma fina camada celular e livre de debris, possibilitando uma melhor acurácia diagnóstica.
O Sistema CellPreserv, além da citologia cérvico-vaginal, pode ser aplicado em amostras não ginecológicas. O método pode ser utilizado na condição de processamento único para alguns espécimes como urina e derrames cavitários ou, na condição de complemento para espécimes de diagnósticos mais complexos como tireoide e glândulas salivares. A preservação adequada do material ainda permite técnicas complementares, como colorações específicas ou testes imuno-citoquímicos, incluindo processamento para emblocados celulares para diagnósticos comple-mentares.
Os produtos Kolplast são 100% produzidas em solo brasileiro, proporcionando uma logística eficiente e colaborando para o atendimento ágil das organizações dessa forma, totalmente adequados à realidade e necessidades locais.
A auto coleta como aliada no combate ao câncer do colo do útero
O rastreamento do câncer do colo do útero é um desafio de saúde pública. Mais de 6% das brasileiras entre 25 e 64 anos nunca realizaram o exame Papanicolaou, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). As barreiras que dificultam o acesso universal aos serviços de prevenção e tratamento dessa doença são variadas e incluem desafios sistêmicos de saúde, custos elevados, problemas logísticos, além de barreiras culturais, sociais, religiosas, geográficas, financeiras e psicológicas.
Para superar essas dificuldades, a OMS recomenda a adoção do exame molecular para detecção primária do HPV (teste DNA-HPV), reforçando o papel da autocoleta como uma solução viável e eficaz. O método permite que a paciente faça a coleta da amostra vaginal no seu próprio tempo e em qualquer ambiente onde sua intimidade esteja protegida, o que reduz o constrangimento e a ansiedade associados aos exames ginecológicos tradicionais.
A abordagem autônoma para o rastreamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) proporcionada pela autocoleta é endossada pelo projeto nacional Útero é Vida. O projeto, além de utilizar a citologia líquida, está também testando a autocoleta como ferramenta para minimizar barreiras e expandir o acesso ao diagnóstico precoce, especialmente para mulheres em áreas remotas ou com dificuldades de locomoção.
Dispositivo para autocoleta Coari
Alinhada às novas tecnologias para a saúde e às recomendações dos principais órgãos de saúde mundial, a Linha Laboratorial do Grupo Kolplast também apresenta o Dispositivo para Autocoleta Coari. Focado na simplicidade, segurança e alta adesão, o dispositivo foi desenvolvido para garantir eficácia e facilidade no uso.
O Coari inclui uma escova coletora com cerdas macias, projetada para maximizar o material coletado sem risco de lesões. E ainda um tubo de transporte que protege a integridade da amostra até a entrega no laboratório. Sua relação custo-benefício também é vantajosa e adequada à realidade nacional.
Saiba mais:
O Coari foi o primeiro dispositivo para autocoleta de amostras ginecológicas, desenvolvido e produzido no Brasil, em 2016. Foi assim nomeado em homenagem à cidade de Coari, situada às margens do rio Solimões, no Estado do Amazonas, onde foi realizado um estudo pioneiro entre 2013 e 2015. O estudo avaliou a utilidade da autocoleta de material cérvico-vaginal para o diagnóstico do HPV. O objetivo era atingir mulheres que, em essência, tinham extrema dificuldade de acesso à assistência médica. O sucesso do estudo em Coari demonstrou que a autocoleta pode representar a diferença entre a vida e a morte para muitas mulheres, especialmente em áreas remotas.
Soluções 100% brasileiras
O Grupo Kolplast é uma empresa brasileira que há mais de três décadas dedica-se ao desenvolvimento de soluções para saúde. A empresa investe continuamente em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias, garantindo que suas soluções estejam sempre um passo à frente das necessidades emergentes do sistema de saúde.
Esse compromisso reflete-se na criação de produtos inovadores que promovem a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. Com uma infraestrutura robusta e um compromisso contínuo com a inovação, a empresa está apta a fornecer ao sistema público de saúde e às organizações privadas as melhores e mais modernas tecnologias necessárias para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero e outras doenças. E, produzindo localmente, a Kolplast consegue reduzir custos e melhorar a logística, facilitando o acesso às suas inovações em todo o país.
E a sua organização está preparada para acolher as novas demandas geradas pelas recomendações da Organização Mundial da Saúde?
Comments